Vila Cova

Localização

Vila Cova Fafe
Portugal
41° 30' 44.4852" N, 8° 11' 48.3612" W

Vila Cova é uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 5,83 km² de área e 219 habitantes (2011). Densidade: 37,6 hab/km².

Em 2001: 252 habitantes. Densidade: 43,2 hab/km².

 

"Um paraíso perdido...

Até há poucos anos perdida na memória dos homens, a freguesia de Vila Cova está decidida a "marcar um ponto" no mapa do desenvolvimento, apesar do "magro" orçamento autárquico.

A vontade dos vilacovenses é a patente no esforço que fazem para manter a sua freguesia activa, apesar das dificuldades inerentes à interioridade e que teimam em isolá-la da sede do concelho. Prova disso são os transportes públicos que, com excepção das quartas-feiras, não têm a freguesia nas rotas habituais das carreiras regulares.

Extremamente rural, Vila Cova vive sobretudo da agricultura. No entanto para Aníbal Lopes, pode-se aproveitar "o turismo rural, uma vez que temos algumas casas que poderiam servir para esse fim." Para que isto fosse possível seria necessário um investimento por parte dos empresários para que fossem criadas as condições aceitáveis para a prática deste tipo de turismo que muito bom resultado tem dado em regiões do país. Para além da beleza natural da freguesia os visitantes poderiam usufruir de paz e sossego numa região que, afinal, não está tão longe dos centros urbanos.

As prioridades da Junta de Freguesia, prendem-se com o acabamento das obras da nova sede da Junta e num futuro próximo colocar a funcionar um Centro de Dia para a Terceira Idade que "muita falta faz, uma vez que a maior parte dos vilacovenses estão nesta faixa etária"."
in Terra Viva, 2001 (Jornal Correio de Fafe)

 

Localidades de Vila Cova

Vila Cova