Regadas

Regadas é uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 4,88 km² de área e 1 666 habitantes (2011). Densidade: 341,4 hab/km².

Em 2001: 1 794 habitantes. Densidade: 367,6 hab/km².

 

"Desenvolvimento e Actividade.

Regadas é uma freguesia situada na fronteira com o concelho de Felgueiras, atravessada por estradas e caminhos que comprovam um desenvolvimento sustentado no pulsar de instituições fortes e destemidas. O paradigma de uma aldeia em crescimento e constante mutação que acompanha o natural evoluir do mundo, com a manutenção das tradições mais seculares...

Situada a sul do concelho, Regadas tem uma localização geográfica privilegiada pois confluiu entre o concelho de Fafe e o concelho de Felgueiras. Apesar da actividade agrícola continuar a ser uma importante fonte de rendimento, Regadas procura incessantemente um novo rumo para o seu futuro, através de uma crucial aposta na juventude. Possui um aprazível largo, rodeado de árvores centenárias, local onde se realiza a tradicional romaria de S. Francisco. Tendo pertencido ao concelhos de Celorico de Basto, Regadas foi incorporada no munícipio de Fafe, em 1853, passando novamente a Celorico 9 anos depois. Satistafendo o desejo da população, volta a Fafe em 1874, de onde não mais saiu."
in Terra Viva, 2001 (Jornal Correio de Fafe)

 

Localidades de Regadas

Regadas

 

Localização

Regadas Fafe
Portugal
41° 23' 56.2992" N, 8° 9' 5.8788" W