Fareja



Localização

Fafe
Portugal
41° 24' 54.7236" N, 8° 13' 31.5732" W

Fareja é uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 3,44 km² de área e 855 habitantes (2011). Densidade: 248,5 hab/km².

Em 2001: 877 habitantes. Densidade: 254,9 hab/km².

 

"A oito quilómetros de tudo...

Pouco mais de oito quilómetros separam Fareja de qualquer sede de concelho que circunda. No entanto esta freguesia é segundo alguns residentes "esquecida" por Fafe, levando a que os seus habitantes escolham os vizinhos concelhos de Guimarães e Felgueiras para aí fazerem a sua vida.

Composta por oito lugares - Bacelos, Cabo de Queimaterra, Cruzeiro, Fundevila, Igreja, Monte, Moutinho e Quintã -, Fareja faz fronteira com os concelhos de Guimarães e Felgueiras tendo pertencido ao primeiro até 1853, altura em que passou definitivamente para Fafe. Segundo o livro "A Terra e a Memória" de Artur F. Coimbra, "há quem sustente que a freguesia está situada no local onde outrora ficava a cidade de nome 'Aufrágia' ou 'Eufrágia' destruida pelos persas no século X. Porém, não há documentação que o comprove". Ainda segundo aquele documento "Fareja significará 'prazer'" havendo também quem conteste esta opinião afirmando que o nome daquela freguesia "vem é de Tareja (Teresa)"."
in Terra Viva, 2001 (Jornal Correio de Fafe)

 

Localidades de Fareja

Fareja