Estorãos



Localização

Estorãos Fafe
Portugal
41° 28' 37.8084" N, 8° 8' 40.812" W

Estorãos é uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 7,97 km² de área e 1508 habitantes (2011). Densidade: 189,2 hab./km².

Em 2001: 1 588 habitantes. Densidade: 199,2 h/km².

Dista 5 km a norte da sede concelhia.

Nas inquirições de 1220 aparece a referência a esta freguesia de "Sancto Thoma de Asturaos" e mais tarde, em 1268, faz-se referência ao "Inquisito Aclesia Sancti Tomé de Storãos" como sendo "paróquia própria apresentada por cavaleiros fidalgos, muito povoada, com muitos casais espalhados por diversos lugares".

No século XVIII faz-se referência a outro local de culto importante - a Capela da Senhora da Ajuda. Há relatos que contam que ali se juntava "muita gente das outras freguesias."

 

A freguesia de Estorãos, localizada a cerca de 5 quilómetros a norte da sede concelhia, teve, ao longo dos tempos, diversas designações, nomeadamente Asturanos, Asturaus, Asturianos, Esturãos, Esturas e Sturãaos, provavelmente relacionadas com os primeiros povoadores deste território. De facto, presume-se que estes topónimos se associem à "gente que das Astúrias aqui viria habitar e dar nome à terra".
Administrativamente, sempre esteve ligada ao concelho de Monte Longo, antecessor ao actual concelho de Fafe.
Nas Inquirições de 1220, esta Freguesia é referida como "De Sancto Thoma de Asturaus", da Terra de Monte Longo. Nas de 1258, refere-se ainda que esta se encontrava já muito povoada, com muitos casais espalhados pelos diversos lugares.
Em 1726, alguns documentos referenciavam a Quinta do Morgado, cujo morgadio fora instituído por Gonçalo Lobo e sua esposa, Urraca Paes, em 15 de Maio de 1347, para seu filho, João Gonçalves Lobo e descendentes.
Detentora de grandes quintas,  Estorãos conserva ainda algumas casas residenciais de interesse arquitectónico, como a Casa das Leis, a casa das Quintas, a casa do Ermo, a Casa da Faia, a Casa da Mourisca e outras, um legado histórico para as gerações vindouras.

Diz-se que, na Freguesia, nasceu o Dr. Pedro de Sousa da Cunha, lente em medicina na Universidade de Coimbra, presumivelmente no século XVII. Também era natural de Estorãos, o advogado Manuel Joaquim Antunes Moreira (1890-1957), mais conhecido por "Dr. Neca das Leis", co-fundador de uma cooperativa agrícola em Fafe.
 

 

 

"Uma Freguesia em constante evolução.

Localizada a Norte do concelho de Fafe, a Freguesia de Estorãos teve ao longo dos anos várias designações: Asturanos, Asturaos Asturianos, Esturãos, Esturas, Storãos, Sturaãos e Sturãos.

Recorde-se que a Igreja de S. Tomé de Estorãos era abadia da Mitra no Sec. XVIII.

Composta por 21 lugares (Ajuda, Bairro, Cabeceiros, Cabornegas, Cancelo, Costa, Estrada, Lamas, Leis, Mourisca, Outeiro Alto, Passadouro, Passos, Pena-Grande, Picoto, Quintâs, Quintela, Ribeira, Sargaça, Torre e Vilares), a freguesia de Estorãos está actualmente dotada de bons acessos rodoviários, e nos últimos anos foi das freguesias do concelho que mais progrediu fruto ao trabalho dos seus autarcas e da vontade das suas gentes."
in Terra Viva, 2001 (Jornal Correio de Fafe)

 

Localidades de Estorãos

Ajuda
Alambique
Baceiros
Bairro
Bairro Novo da Sargaça
Cabeceiros
Cabornegas
Cancelo
Casares
Costa
Cruz do Bairro
Eido de Baixo
Ermo
Estorãos
Estrada
Faia
Jardim
Lamas
Leis
Mourisca
Outeiro
Outeiro Alto
Passadouro
Passos
Pena Grande
Picoto
Quintãs
Quintela
Ribeira
São Paio
Sargaça
Senhora da Ajuda
Torre
Vilares