Agrela



Localização

Agrela Fafe
Portugal
41° 15' 28.17" N, 8° 28' 20.3484" W

Agrela é uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 1,44 km² de área e 187 habitantes (2011). Densidade: 129,9 hab/km².

Em 2001: 271 habitantes. Densidade: 188,2 hab/km².

 

"Como um rio que galga uma ponte...

Situada num vale fértil e aprazível, na fronteira com os concelhos de Póvoa de Lanhoso e Guimarães, Agrela vai sobrevivendo "ás marés"... E compará-la a um rio, é talvez a melhor forma de a identificar. Uma freguesia que corre ao sabor do tempo, mas que transborda em cada olhar um sentimento de pertença. Um povo que procura melhores condições de vida, galgando as dificuldades de quem vive longe do centro do concelho.

De características marcadamente rurais, Agrela localiza-se na zona norte do concelho e é uma das freguesias mais pequenas de Fafe, pagando com a sua história os custos do isolamento. A distância que separa esta freguesia, da sede do concelho, impede que se façam investimentos de nomeada, permitindo ao mesmo tempo, que se verifique um exôdo rural e um natural envelhecimento da população que ali se vai mantendo.

Há notícias da existência no seu território de importantes vestígios de ocupação pré-histórica e de redutos castrejos, conhecendo-se igualmente documentos relativos à freguesia na Idade Média, concretamente no século XI. Santa Cristina, é a padroeira de Agrela, em honra da qual se organiza a habitual festa anual. Tal como algumas freguesias que estabelecem limites com outros concelhos, Agrela já pertenceu a Guimarães, tendo sido anexada a Fafe em 1853."
in Terra Viva, 2001 (Jornal Correio de Fafe)

 

Localidades de Agrela

Agrela